sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Sistemas Operacionais: Windows x Linux X Mac

 
Você certamente ja ouviu falar de outros sistemas operacionais além do famoso Windows como o Linux e MAC. Gosto nao se discute, a quem prefira as maquinas com sistema MAC outros com Linux, mas a esmagadora maioria opta pelo sistema operacional da Microsoft que ja vai ser lançado o Windows 8 no ano de 2012.
Mas vale a pena conhecer as funcionalidades e diferenças entre esses 3 sistemas antes de tirar conclusões:


 WINDOWS

Vamos começar com o campeão WINDOWS, todo mundo que ja usou um computador conhece, pois alem do mais antigo é o mais popular.

Os aplicativos são mais faceis de encontrar, bem como drivers para seus dispositivos e por ser um sistema antigo todos ja conhecem nao necessita de um treinamento para operar.

Uma desvantagem do windows é facil a ataques de Hackers atraves de virus, pois sabe-se que vai atingir uma quantidade maior de usuarios.

WINDOWS 7

Após o lancamento em 2009, o windows 7 está prestes a ser substituido pela nova versão da Microsoft. Quando foi lançado veio para corrigir erros do Vista e do XP,  mais seguro mas nao trava tanto a maquina em questão de segurança do usario em que tudo vai fazer ter que avisar.
A versão do Windows 8 terá a possibilidade de interagir com o computador atravez de gestos assim como o kinect, acessório do XBOX.


MAC OS

Depois do sucesso que o Ipod e Iphone fizeram, os computadores da Apple vem ganhando espaço com o Sistema operacional MAC OS se tornando mais conhecido.
Um ponto positivo é o designer em relação aos outros sistemas, vem sempre se inovando, trazendo um aplicativo e um visual novo.
Até pouco tempo os MACs eram seguros, não eram atacados por virus, porem os hacker já encontraram falhas e criaram pragas virtuais, apesar de ser pequeno o numeros desses malwares os usuarios devem utilizar um antivirus nas suas maquinas.



NOVIDADE

Os sistemas operacionais dos MACs receberam nome s de felinos, atualmente os sistema está na versão Snow Leopard que será subistiuido pela Versão Lion que tem uma interface muito proxima dos ipads e Iphones e se estiver em rede com outros computadores voce poderá transferir arquivos arrastando para o outro computador, segundo eles será o fim dos Pen drivers para transferencias de arquivos entre computadores.

LINUX

O Linux é um sistema de codigo aberto, qualquer pessoa pode usar, estudar, modificar e distribuir de acordo com os termos da licença. Talvez o Unbutu seja a mais famosa das versões e tambem de interface mais amigavel.
O linux tem a vantagem do custo pois nao precisa pagar pelo sistema operacional, por outro lado tem o gasto com treinamento dos usuarios pois ao contrario do windows não é muito utilizado.
Outra desvantagem do Linux é não ter suporte e se nao for um usuario mais avançado terá que recorrer a foruns para pesquisar uma solução para qualquer problema.
 por outro lado é bastante seguro, por nao ser visado por hackers.

A variedade está a escolha e compensa testar cada um deles e tirar suas proprias conclusões.

Até a proxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário