quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Lentidão e os Medidores de Velocidade

Certamente você ja enfrentou um problema de lentidão na internet, tentar navegar e as páginas demoram um tempão para carregar, os downloads lentos que levam horas para concluir.
Vários fatores podem influenciar no bom desempenho da navegação o una hora de fazer download.
  • Primeira coisa que devemos ter em mente é pensar na condição do computador que estamos utilizando. Se o computador apresentar travamentos, demora para ligar, abrir o navegador está na hora de fazer uma limpeza de disco ou até mesmo formatar.
  • No caso de uma rede, verificar sua velocidade e quantos computadores estão usando a rede, pois nao teremos um bom desempenho se sua velocidade for 1 mega e está dividindo entre 10 computadores por exemplo
  • Rede sem Fio: Nesse caso se estiver usando Wi-fi a uma perda de desempenho, os resultados nao serão os mesmos que usando via cabo de rede.
  • Verificar a velocidade dentro do modem. Pode ocorrer de ser alterada indevidamente a velocidade da porta. Para verificar a velocidade acesse o modem e procure opções como Status, Overview, conexão DSL.
TESTE DE DOWNLOAD

Bem, tirando os problemas de hardware, podemos ter lentidão nos servidores que estamos fazendo download, pois se estiverem muitos acessos, a velocidade de download se torna reduzida, bem como servidores fora do Brasil. Além disso podemos ter problemas na propria central, onde está sua porta de internet, chamado de DSLAN(onde ficam as placas de adsl). Ela pode estar com lentidão devido ter ultrapassado a capacidade se tornando mais lenta nos fins de semana quando a maioria acessam a internet.

A melhor forma de constatar a lentidão na central é fazendo teste de download em sites recomendados pela operadora, pois nao há um grande fluxo de acessos. 
Lembrando que as operadoras por lei garantem 10% da banda para download, entao, se sua velocidade for de 2  megas por exemplo, voce consegue fazer download por volta de 226Kbps/s, nao necessariamente em apenas 1 download, mas a soma de varios podem chegar a esse valor.

Notem os seguintes teste:
No site de hospedagem MEGAUPLOAD consegui fazer download à 40Kbps/s com minha velocidade de 2 Megas
Na mesma hora fiz um teste no site http://arquivos.oi.com.br/ e consegui baixar compativel com minha velocidade
Outros recomendados:

MEDIDORES DE VELOCIDADE

Pelo menos alguma vez você ja conferiu sua velocidade em algum medidor de velocidade? É importante sabermos que nao podemos considerar o resultado com sua velocidade contratada, então antes de ligar na operadora reclamando sua velocidade, verifique dentro do modem.

Mas como funciona esses medidores de velocidade?

Bem, ele realiza um download de um pequeno arquivo de 100kb por exemplo, junto com ele é cronometrado o tempo, ao final do download o site realiza um calculo rápido de quanto tempo demorou para baixar o arquivo, então se esse arquivo demorou 1 segundo para baixar, sabemos que foi baixado à 100Kbp/s(kilobytes por segundo) e sua velocidade é de 1000kb aproximado. O mesmo processo ocorre para detectar a velocidade de Upload, desta vez esse mesmo arquivo é transferido novamente para o site, e o mesmo calculo é feito.

Nao podemos confiar somente em um medidor de velocidade, pois cada um informa um valor, devido aos servidores, alguns possuem varios servidores para teste. 
  • É importante desativar todos os downloads  e programas que utilizam a internet para um resultado satisfatorio. 
  • Não realizar testes usando a rede sem fio

Alguns medidores:


3 comentários:

  1. Olá Ronaldo, vc poderia me dizer por que o meu oi velox de 10Mb e dentro dos parâmetros, cair para menos de 1Mb de download em determinado horário? Exatamente a partir das 18hs até as 24hs, parece ser simplesmente desligado e só volta ligar as 24hs. Tenho notado isso depois da Copa.

    ResponderExcluir
  2. Alguem me ajude por favor. Meu sinal adsl não para de cair diariamente. Ja troquei cabo rj11, tomada etc. Ja vieram alguns tecnicos mas niguem resolve nada

    ResponderExcluir
  3. Alguem me ajude por favor. Meu sinal adsl não para de cair diariamente. Ja troquei cabo rj11, tomada etc. Ja vieram alguns tecnicos mas niguem resolve nada

    ResponderExcluir