quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Tipos de internet

Com a evolução da internet Banda larga vem se criando cada vez mais meios de transmissão da internet. Isso é bom pois essa variedade de meios permite que o usuario possa optar dependendo da sua necessidade. Veremos os meios que a internet hoje é transmitida e suas vantagens e desvantagen.

DISCADA

A internet discada precisa de uma linha telefonica e uma placa de fax modem. Atravez de um discador e um provedor gratuito é feita a conexão. Esse meio de conexão está cada vez mais sendo escassa pois sua velocidade é muito lenta em torno de 56k à 128k(dedicada), ainda é utilizado muito em interior onde nao há serviço de banda larga.

ADSL

A palavra ADSL significa Asymmetric Digital Subscriber Line, ou “Linha Digital Assimétrica para Assinante”. É assimetrica pois a velocidade de Download é maior que a de Upload. Utiliza uma linha telefonica, mas ao contrario da internet discada é usado um modem ADSL que faz o serviço de MODULAR e DEMODULAR o sinal, e envez de uma placa de fax modem é usado uma placa de rede. O servico de ADSL se torna limitado quanto a distancia da central, quanto mais longe da central menor é a velocidade qualificada. Hoje temos uma variedade de largura de banda por preços acessiveis.

VIA RÁDIO

Esse tipo de conexão é feita atravez de antenas. Para transmitir o servidor precisa de um link(adsl, cabo, satelite) para transmitir para as demais antenas. Uma das desvantagens desse tipo de conexão são as barreiras como arvores, predios e quando está chovendo que é quase impossivel conseguir navegar.Alem disso o usuario precisa comprar todo equipamento como placas e antena.

SATELITE

Bem, como o proprio nome já diz, esse tipo de conexão é feita atraves de uma antena especial e é certamento o tipo de conexão mais cara, desde a antena aos valores dos planos. Por outro lado é o tipo que permite maior velocidade de download e pode ser instalado em lugares bem extremos onde nao há nenhum outro serviço de internet.

3G

Esse tipo de tecnologia é fornecido por operadoras de telefonia movél atravez de um pequeno modem, podendo navegar na internet onde estiver até mesmo em movimento.Hoje está se tornando cada vez mais popular pelos preços oferecidos e pela facilidade de utilização, porem ainda pelo pouco tempo possui uma area restrita para um bom desempenho do serviço.

CABO

Esse tipo de conexão é fornecido por empresas de TV a cabo. utiliza placa de rede porem um modem especifico para tal, o mesmo é fornecido pela operadora. É necessário, logico, cabeamento de TV a cabo.

Bem, as variedades estão aí, a escolha vai depender a necessidade de cada usuário e da disponibilidade de cada uma delas.

Até a proxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário